Novas caixas de papelão: agora a Malharia Tropical conta com um fornecedor certificado com o selo FS

Atualizado: 23 de mai.


Aqui na Malharia Tropical, além da preocupação em oferecer produtos personalizados de alta qualidade que ajudem a destacar e a fortalecer a sua marca junto ao seu público, também temos um compromisso com o meio ambiente. Por isso, é com muita satisfação que queremos compartilhar com vocês uma novidade: agora também contamos com um fornecedor certificado com o selo FSC!


Mais do que um simples carimbo em nossas caixas de papelão, essa sigla é a constatação de que contamos com parceiros que, assim como nós, valorizam a adoção de práticas sustentáveis.


Para demonstrar o quanto essa conquista é relevante para nós, preparamos este conteúdo especial para falar um pouco mais sobre a importância da sustentabilidade corporativa e o que significa, na prática, obter uma certificação FSC.


Continue a leitura para saber mais!


Por que a sustentabilidade corporativa é um assunto tão importante


Hoje em dia, é possível observar como as empresas em diversos países e, dos mais diferentes portes e segmentos de mercado, estão cada vez mais comprometidas com as questões ambientais e com o futuro do planeta.


Porém, antes de reforçarmos o quanto é importante que todas as corporações revejam seus processos, rotinas de produção e passem a adotar posturas mais sustentáveis, é interessante começarmos falando sobre o que é, de fato, a sustentabilidade corporativa.


Em poucas palavras, podemos definir esse conceito como um conjunto de políticas e ações que têm o objetivo primordial de reduzir o impacto ambiental das atividades realizadas pela empresa, buscando alinhar o crescimento dos negócios à necessidade cada vez mais urgente de preservar os recursos naturais.


É interessante ressaltar ainda que a adoção dessas novas práticas é essencial e, ao mesmo tempo muito estratégica, já que proporciona vantagens bastante significativas, como:

  • Preparar as organizações para enfrentar os desafios do mundo atual e garantir um lugar de destaque frente à concorrência;

  • Assegurar uma adaptação mais fluida e estabelecer um ritmo de produção que atenda às novas exigências do mercado;

  • Valorizar a imagem da marca junto aos consumidores que cada vez mais buscam produtos com selo de responsabilidade ambiental e social.

Dessa forma, é possível conquistar um equilíbrio saudável entre os aspectos econômicos, sociais e ecológicos, com resultados vantajosos e bastante duráveis para todos.


No tópico a seguir, vamos falar um pouco mais sobre a certificação FSC e a sua relação com as metas de sustentabilidade das grandes, médias e pequenas corporações. Acompanhe!


Agora as embalagens da Malharia Tropical também contam com o selo FSC


A Malharia Tropical é uma empresa que preza pela qualidade de seus produtos, mas que também se preocupa com as questões ambientais. Prova disso é que estamos sempre em busca de soluções inovadoras para aprimorar nossos processos e contamos com fornecedores que tenham valores alinhados aos nossos.


Falando em fornecedores, a nossa novidade é a parceria com a Itapevi Embalagens, que a partir de agora vai ser a responsável pela produção das nossas caixas de acordo com a certificação internacional FSC!


Descubra o que é o selo FSC


O selo FSC é uma certificação internacional implementada pelo Forest Stewardship Council ou, em português, Conselho de Manejo Florestal. Fundada em 1994 e sediada na Alemanha, a organização tem o objetivo de promover e estimular ações que ajudem a combater o desmatamento.


Para isso, o Conselho atua com base em três pilares:

  • Desenvolvimento de princípios e critérios universais para certificação;

  • Credenciamento de organizações certificadoras especializadas e independentes;

  • Apoio ao desenvolvimento de padrões nacionais e regionais de manejo florestal.

Mas para conquistar a certificação, as empresas precisam comprovar que sua operação florestal utiliza técnicas ecologicamente corretas e economicamente viáveis, causando o mínimo de impacto possível e possibilitando a renovação dos recursos.


Além disso, toda a área de floresta utilizada deve ser devidamente legalizada e os direitos dos trabalhadores devem ser formalmente respeitados, com o correto pagamento dos tributos e benefícios para que todo o processo seja não apenas rentável, mas socialmente justo.


Atualmente, o FSC é o selo verde mais reconhecido e respeitado no mundo todo, sendo utilizado por mais de 80 países como forma de controlar a produção florestal e identificar as empresas que utilizam a matéria-prima extraída das florestas de forma equilibrada, sem desrespeitar o ecossistema ou as populações locais.


Saiba por que essa certificação é tão relevante para as empresas


Mais do que atestar que toda a madeira utilizada por uma determinada companhia é obtida por meio de sistemas ecologicamente corretos, o selo FSC também contribui para que essas organizações sejam vistas como socialmente responsáveis em seus segmentos de atuação.


Em um mundo cada vez mais preocupado com a preservação dos recursos naturais, essa postura atrai bons investimentos e também conquista a confiança de clientes e consumidores, ao demonstrar transparência nas relações com seus públicos e assegurar que eles farão uma decisão de compra responsável e alinhada com princípios altamente valorizados hoje em dia.


Falando especificamente sobre o cenário nacional, de acordo com os dados divulgados pela WWF Brasil, o território brasileiro conta com mais de 3 milhões de hectares de florestas certificadas e a maior variedade de produtos com o selo FSC.


Assim, além de assegurar uma visão positiva no mercado internacional, esses números reforçam a importância da certificação para o nosso país ao ajudar a estabelecer uma verdadeira linha divisória que separa as empresas que investem em práticas sustentáveis daquelas que ainda operam de forma ilegal e predatória, destruindo a biodiversidade, prejudicando a qualidade de vida e a segurança das populações locais.


A Malharia Tropical tem orgulho de contar com fornecedores responsáveis e que nos ajudam a manter o nosso compromisso de oferecer aos nossos clientes produtos personalizados com agilidade e alto nível de qualidade.


Agora que já esclarecemos o que é esse tal de selo FSC, falamos sobre a importância da certificação e, ainda aproveitamos para reforçar o comprometimento com os nossos clientes, temos um convite especial: continue aqui no nosso blog para acompanhar as últimas tendências do mercado têxtil, além de conferir dicas interessantes e as nossas novidades em primeira mão!



0 comentário