top of page

Tie Dye: Faça você mesmo essa tendência da quarentena

Se durante o período de isolamento você passou algum tempo nas mídias sociais, provavelmente deve ter reparado ou esbarrado em algum amigo exibindo uma peça tie-dye. Essa técnica que ficou mundialmente conhecida pelo movimento hippie é mais antiga do que se pode imaginar e pode ser facilmente explicada quando seu nome é traduzido ao pé da letra: amarrar e tingir. Além de contar um pouquinho sobre sua história, também vamos ensinar um passo a passo de como fazer a sua própria peça nesse estilo.


A pandemia trouxe à tona o movimento do “faça você mesmo” e da valorização do artesanato. Com isso, uma das técnicas de customização mais exploradas foi justamente o tie-dye. Os primeiros registros de utilização desse processo datam do século VI e VIII no Japão onde é conhecido por shibori e na Índia chamado de bandhani.


Como é uma técnica onde não é possível ter controle absoluto do resultado final, a contracultura hippie dos Estados Unidos atrelou a ela um significado de liberdade. Além disso, as estampas psicodélicas criadas nesse processo dialogava com seus ideais o que também contribuiu para que o estilo tie-dye virasse praticamente uniforme do movimento.


Quer fazer um tie-dye em casa? Em primeiro lugar deve ficar atento ao tipo fibra da sua peça e com qual material tingir. Os tecidos de fibras naturais (algodão, linho, viscose, seda,...) são os que fixam melhor a cor. Você pode adquirir uma camiseta 100% algodão aqui na Malharia Tropical. Para um melhor resultado, também é interessante que a cor original da peça seja mais clara que as cores das tintas escolhidas. Preparamos um vídeo tutorial para mostrar o processo todo!



E aí? Pronto para fazer a sua peça? Marque a @malhariatropical no Instagram pra gente acompanhar os resultados! Vale lembrar que peças tingidas necessitam de cuidados especiais na hora da lavagem, saiba mais sobre como cuidar das suas roupas para que pareça sempre novas.


Texto por: Laís Sinicio

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page