top of page

O que é o Silk Screen? Como funciona?

Atualizado: 21 de ago. de 2020


Se você não tem nenhum conhecimento sobre a técnica de silk screen pode ficar assustado com o quão presente ela está no nosso dia a dia. Também conhecida como serigrafia, é uma das formas mais comuns e tradicionais de estamparia.


De modo simplificado, podemos dizer que a serigrafia é uma técnica de impressão gráfica onde a tinta é transferida para superfície a ser estampada através da pressão de um rodo sobre a tela que contém um tipo de estêncil da arte.

Originária no Japão, as primeiras telas desenvolvidas foram feitas de cabelo humano, mas foi com a seda que elas conquistaram o mundo, daí seu nome silk screen (tela de seda). Atualmente as telas são feitas de nylon e os diferentes tipos de tinta que podem compor o processo garantem uma alta qualidade e durabilidade da impressão.


Do ponto de vista mais técnico, o silk screen começa a partir de uma arte que vai definir o tamanho, quantidade de cores e localização da arte que será estampada na peça. Daí se originam os fotolitos que são basicamente como transparências de retroprojetor. É nesse momento que ocorre a separação de cores e a oficialização da arte para formar as estampas.


Exemplos de fotolitos. Transparências utilizadas para gravar as telas de silk.


Fotolitos gerados é a hora de criar as telas, também chamada de matrizes. Cada cor a ser transferida corresponde a uma matriz diferente, o que garante uma estampa rica em detalhes. Com um tecido esticado e preso a um quadro, uma emulsão fotossensível é espalhada por ele. O fotolito deve ser localizado sob ele e então exposto à uma fonte de luz.

Como se fosse um sanduíche onde os pães são a tela e a luz e o recheio o fotolito. As partes da transparência que não possuem cor endurecem o tecido quando a luz reage com a emulsão e se tornam impermeáveis. O resultado disso? A área da tela com a parte a ser pintada continua vazada e, assim, permite que a tinta seja transferida apenas naqueles espaços.


1) Reveladora fotossensível para telas. 2) Aplicação da tinta com o rodo. 3) Estampador movendo tela na mesa.


Além da qualidade e durabilidade já mencionadas antes, a serigrafia também se destaca por conseguir estampar materiais claros e escuros. Além disso, como uma mesma tela pode ser utilizada várias vezes, o seu custo de produção costuma ser mais baixo que as demais técnicas de estamparia.


Entendeu como funciona? Que tal desfilar por aí com aquela arte que você desenvolveu ou com aquele símbolo que você tanto gosta? Aqui na Malharia Tropical oferecemos suporte e produtos de qualidade para você que quer tanto uma peça personalizada, criativa, para vestir e dar identidade para a galera! Entre em contato com a gente para saber mais!


Estampa para nosso cliente @ressacadodiabo



Texto por: Laís Sinicio

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page