top of page

8 razões para abandonar a sacola plástica e fazer da ecobag sua melhor amiga

Hoje em dia, as pessoas estão ficando mais conscientes sobre as questões ambientais e todo o mal que a poluição pode trazer. E um dos maiores vilões são as sacolas plásticas, aquelas que vêm usualmente com as compras do mercado.

Inclusive, você sabia que uma sacola plástica demora mais de 400 anos para se decompor totalmente? Agora tente imaginar o tamanho do impacto que milhões de sacolas podem causar na natureza ao serem despejadas irregularmente em lixões a céu aberto. É praticamente impossível calcular esse dano.

Porém, uma das alternativas encontradas que está ganhando cada vez mais força são as ecobags. Para conhecer mais sobre esse produto tão legal, confira o texto a seguir.


O que é uma ecobag?


Antes de mais nada, é preciso explicar o que é uma ecobag. Elas são basicamente sacolas feitas de pano, mas muito maiores que as de plástico, e podem levar vários itens de uma só vez.

Além disso, podem conter estampas coloridas, de causas sociais, com mensagens divertidas e até frases motivacionais.

Porém, seus benefícios obviamente não param por aí. O maior deles é ser a grande alternativa às sacolas plásticas atualmente nos mercados. Aliás, não só nos mercados, já que as ecobags são tão versáteis que podem ser levadas em viagens, na praia, em um passeio no parque com as crianças e entre outros lugares.


Motivos para utilizar a ecobag ao invés da sacola de plástico


Conforme já adiantado anteriormente, existem vários motivos que fazem a ecobag ser uma opção muito melhor do que a sacola plástica.

Veja todos eles a seguir:


1 - Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade vai muito além de apenas não jogar lixo na rua e reciclar. Outras atitudes que todos podemos tomar são: ajudar a preservar a natureza, utilizar os recursos (energia, água e etc) de maneira consciente, pensar no próximo e nas gerações futuras do planeta, etc. E é exatamente aí que as ecobags entram.

Ao usá-las ao invés das tradicionais sacolinhas na saída do mercado, você automaticamente estará diminuindo o consumo de plástico. É uma conta simples: aumenta uma ecobag, diminui uma sacola plástica.

Além disso, as outras pessoas que estão no mesmo mercado que você podem ver o seu exemplo e decidir segui-lo também, por que não?


2 - Personalização da ecobag

Assim como já foi visto anteriormente, as ecobags são muito mais bonitas do que as tradicionais sacolas de plástico. Elas podem ser coloridas, estampadas e até mesmo personalizadas.

Ao personalizar a sua ecobag, você pode criar um estilo e ter algo único por aí. Além disso, pode estampar a marca da sua empresa e oferecê-la como brinde para seus clientes. Existem diversas maneiras de estampar: você pode comprar tinta e pincel e pintar um desenho, escrever uma frase, imprimir uma foto que você gosta, entre outras alternativas.

Aqui o limite é a sua imaginação.



3 - Mostra que sua marca é consciente

Você sabia que, segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, cerca de 85% dos brasileiros ficam mais motivados para comprar um produto quando veem que ele foi fabricado de uma maneira “ambientalmente correta”?

Portanto, ao colocar essa informação na ecobag personalizada da sua empresa, estará mostrando que a sua marca possui responsabilidade social e está realmente agindo para tentar mudar um pouco o mundo. Afinal, afirmar que a companhia é “amiga do meio-ambiente”, mas não fazer nada por isso é muito fácil.


4 - Economia

Você sabia que, dependendo da cidade ou do estabelecimento, o uso de sacolinhas plásticas é cobrado à parte? Isso foi feito justamente para tentar diminuir o uso delas e conscientizar as pessoas através do impacto no bolso.

Mas com as ecobags isso não acontece, pois, ao comprar uma você pode usá-la por muitos anos, gerando uma grande economia.

Além disso, pense no tanto de sacolas que serão consumidas ao longo de um ano indo ao mercado, na farmácia, na padaria e outros estabelecimentos. Usando uma ecobag, você estará economizando nisso também, já que elas podem ser reutilizadas para inúmeros estabelecimentos.


5 - Resistência

Que atire a primeira pedra quem nunca rasgou uma sacolinha plástica devido ao peso das compras. Porém, com uma ecobag essa possibilidade não existe.

Isso porque a grande maioria é feita de pano, então elas são bem mais resistentes. E por conta disso, aguentam muito mais peso (e consequentemente mais itens) do que as de plástico.


6 - Praticidade

A ecobag é muito prática e você pode levá-la dentro da sua mochila ou bolsa, por exemplo.

Isso é ótimo para quem fica o dia todo longe de casa, seja no trabalho ou nos estudos, e depois precisa dar aquela passada no mercado para comprar a comida para a janta. Então é só abrir a ecobag que está guardada e colocar todos os itens dentro dela, simples e prática.


7 - Prevenir doenças

Conforme já foi visto anteriormente, usar sacolas plásticas causa um enorme impacto na natureza.

Mas você já parou pra pensar que elas também podem trazer doenças? Isso acontece porque, ao despejá-las na natureza, aumenta-se a chance do aparecimento de ratos, por exemplo, que podem trazer leptospirose. Além disso, elas podem acumular água parada, o que ajuda na proliferação do tão temido Aedes Aegypti, ou mais comumente chamado de mosquito da dengue, zika e chikungunya.

Ou seja, ao usar uma ecobag, você está até mesmo contribuindo para a saúde da população como um todo.


8 - Chances de enchentes diminuem

Infelizmente todo ano em épocas de chuva vemos notícias na televisão e na internet de enchentes Brasil afora. E adivinha quem é um dos maiores vilões por tapar bueiros e dificultar a passagem da água? Isso mesmo, as sacolas plásticas.

Ao utilizar as ecobags, as chances do seu bairro, região ou cidade sofrer uma enchente diminuem. Ainda mais se você conversar com amigos, parentes e vizinhos para que eles façam o mesmo. Mandar esse texto para eles também já é uma boa maneira de conscientizá-los.


Enfim, viu só quantos motivos existem para largar de vez as ultrapassadas sacolas plásticas e começar a usar, de uma vez por todas, as ecobags? Ainda melhor se elas forem personalizadas, o que aliás é uma das especialidades da Malharia Tropical, você pode fazer aqui mesmo no nosso site, faça já um orçamento!


0 comentário
bottom of page