top of page

Descubra 5 cuidados essenciais para garantir maior durabilidade das suas camisetas personalizadas

Toda peça de roupa precisa de cuidados essenciais para durar mais tempo. Seja lavar da maneira correta, passar ou não com um ferro quente, ser exposta ao sol, entre outros, cada uma tem uma especificação diferente.

E com as camisetas personalizadas essa afirmação se mantém. Portanto, se você acabou de criar uma arte e a estampou em sua camiseta, saiba que esse texto vai te ajudar bastante.

Confira abaixo as recomendações da Malharia Tropical para cuidar e aumentar a durabilidade da sua camiseta personalizada.


5 Cuidados para sua camiseta personalizada durar mais

Conforme já visto anteriormente, as camisetas que foram personalizadas precisam de alguns cuidados essenciais para que elas fiquem sempre com uma aparência de nova.

Porém, quais são esses cuidados? Basta ler com bastante atenção os 5 tópicos abaixo para entender melhor como cuidar bem delas.

Dê só uma olhada.


1 - Lavando

A melhor maneira que existe de lavar uma camiseta personalizada é à mão, mas todos sabem que com a correria do dia a dia isso se torna praticamente impossível.

Logo, a máquina de lavar é a única saída prática encontrada. E a primeira tarefa que você vai fazer é separar todas as peças brancas das coloridas para não haver o risco delas se mancharem. Além disso, se certifique de separar pelo tipo de tecido, pois isso pode fazer diferença na hora de lavar também.

Outro passo importante é virar as camisetas do avesso antes da lavagem, dessa maneira, o impacto na estampa será muito menor e será possível garantir que a cor delas fique intacta por mais tempo.

Em relação ao amaciante, sempre coloque-o no local indicado pelo fabricante da sua máquina de lavar, ao invés de jogá-lo em cima das roupas diretamente, isso evita que o produto químico entre em contato direto com a estampa da sua camiseta.


2 - Estendendo as peças

A hora de estender e secar sua peça personalizada também precisa ter alguns cuidados específicos. Nas roupas de algodão, o melhor a se fazer é não colocar na secadora e nem torcê-las. Isso porque elas podem ficar com a aparência danificada ao longo do tempo. O correto a se fazer aqui é “torcer” até que a maior parte da água tenha saído.

Em seguida, coloque-a para secar do lado do avesso, e de preferência em um local com sombra, pois o sol muito forte (e principalmente os poderosos e perigosos raios Ultravioleta) pode manchá-la e fazer com que a estampa fique danificada com o tempo.



3 - Passar com ferro

Com as camisetas personalizadas você precisa ter um cuidado a mais na hora de passá-las a ferro. Já dizia aquele velho ditado “quem ama, cuida”, então pelo menos com elas você vai ter que fazer esse esforço.

Só que antes de começar a colocar a mão na massa e passar as camisetas, olhe na etiqueta e veja as recomendações do fabricante a respeito da temperatura que o ferro precisa estar para não danificar aquela peça. Principalmente na parte das estampas, que costumam ser mais delicadas. Algumas pedem para não serem passadas, enquanto outras precisam que você coloque um pano por cima para só depois passar o ferro quente por elas.

Nas camisetas que foram fabricadas com poliéster, o ferro precisa estar na menor temperatura possível, já que esse tipo de material é extremamente sensível ao calor.


4 - Guardar

Você sabia que até mesmo o modo de armazenamento das camisetas personalizadas precisa ser diferente?

A melhor maneira que existe para guardar suas camisetas é ter um cabide para cada uma. Porém, algumas pessoas não têm todo esse espaço disponível em seu guarda-roupa, então você pode simplesmente dobrá-las e guardar uma em cima da outra nas gavetas mesmo. As gavetas por sua vez precisam ser escuras e secas. Caso esteja enfrentando algum problema de umidade, use um produto antimofo para tirar isso o quanto antes, pois o mofo pode prejudicar (e muito) as suas roupas, principalmente as personalizadas.

Uma dica de extrema importância é nunca guardar sua camiseta estampada se ela tiver sido usada, sem lavar antes, porque ela pode estar com perfume, desodorante (tanto o aerossol quanto o roll-on) ou outros produtos que podem manchar sua peça. E isso prejudica tanto o tecido quanto a estampa.

Atenção: tenha cuidado com as traças também, que podem acabar com as suas roupas. Caso esses insetos apareçam, utilize produtos para exterminá-los o quanto antes também, assim como o mofo.


5 - Como tirar manchas

Infelizmente alguns acidentes podem acontecer e acabar manchando a sua camiseta personalizada. Para eliminar algumas manchas, veja as super dicas a seguir.

  • Vinho: use água morna e detergente e esfregue bastante. Se não sair tudo, jogue um pouco de vinagre branco;

  • Carga de caneta: o mesmo método acima pode ser utilizado aqui;

  • Gordura ou molho (ketchup, tomate, mostarda, etc): use detergente e água fria;

  • Ferrugem: use suco de limão;

  • Café: passe água morna com bicarbonato;

  • Sangue: coloque água oxigenada.


Enfim, esses são os cuidados que você precisa ter com as suas camisetas personalizadas. Agora conta pra gente, é muito mais do que você pensava antes, não é mesmo? Então chega de desculpas e coloque a mão na massa para garantir que sua roupa vá durar por muito mais tempo.

E aproveite que já está aqui e conheça a linha de produtos da Malharia Tropical!


0 comentário
bottom of page