top of page

Recomendações de Lavagem para Camisetas Estampadas com Impressão Digital (DTG)

Neste artigo, iremos descrever algumas dicas para preservar a qualidade das estampas em peças produzidas com impressão digital.


A tecnologia de impressão direta sobre a camiseta (em inglês, direct to garment, a sigla 'DTG') viabilizou a produção de camisetas em prazo rápido, com estampas complexas e coloridas e sem necessidade de pedido mínimo. Entretanto, para cada tipo de solução, existem prós e contras. No caso da impressão digital, o cuidado com a lavagem é fundamental.


As tintas para DTG possuem características técnicas diferentes de outras tintas utilizadas no setor têxtil, como as tintas serigráficas para silk screen, por exemplo. De acordo com especialistas do mercado, as tintas para impressão digital são à base d'água e possuem uma viscosidade muito menor do que tintas serigráficas, offset ou outros tipos de tintas. Dessa forma, a tinta para DTG se infiltra nas fibras do tecido, ao invés de ficar "em cima" do tecido, o que faz com que ela tenha uma vividez e durabilidade menor.


A inovação tecnológica das tintas para DTG operam em uma escala de pigmentação microscópica, fazendo com que a estampa produzida seja mais delicada e precisem de um tratamento diferenciado. Para isso, abaixo seguem algumas recomendações de lavagem, para que a sua estampa DTG tenha uma durabilidade maior:



1. Lave a sua camiseta do avesso


Colocar a sua camiseta do avesso é o primeiro passo para aumentar a vida útil da sua estampa. Seja no tanque, ou na máquina de lavar, lavar do avesso protege sua estampa contra o atrito direto que ela sofre dentro do tanque, com outras roupas mais abrasivas ou contra itens que tenham zíperes, botões e aviamentos.


Caso queira proteger ainda mais, vale considerar o usa de sacos de malha para cuidado extra na lavagem.



2. Use a configuração correta da sua máquina de lavar


Para preservar a sua estampa e minimizar o encolhimento da peça, o recomendável é lavar em uma temperatura moderada (aproximadamente 30ºC), pois lavagem com temperaturas elevadas tendem a ajudar a dissolver a tinta e/ou 'crackelar' as estampas mais sólidas, geralmente camisetas coloridas, que precisam de uma base de tinta branca embaixo da estampa.


Recomenda-se também colocar no modo de "lavagem delicada" da sua máquina de lavar, a fim de evitar uma lavagem muito agressiva.



3. Utilize produtos de limpeza adequados


Não existe razão para usar produtos agressivos em suas roupas com estampas DTG. Nossa recomendação é ser extremamente gentil com roupas em geral, preferencialmente com peças com impressão digital.


Lave junto apenas cores semelhantes e fique longe de alvejantes. Use removedor de manchas apenas sobre a mancha e somente quando necessário.



4. Seque sua camiseta naturalmente


A secagem natural é melhor para a sua roupa (e também para o meio-ambiente). Deixar a peça virada do avesso e não expor diretamente à luz solar. O alto calor da secadora ou luz solar direta podem ser prejudiciais à estampa e também para a sua peça, acelerando o processo de "envelhecimento" delas.



5. Evite passar ferro diretamente na estampa


Primeiro, confira na etiqueta se a camiseta pode ser passada com ferro. Não passe o ferro diretamente sobre a estampa. Caso deseje deixar sua camiseta realmente bem passada, vire-a do avesso e passe o ferro com a configuração mais baixa possível.


Em alguns casos, recomenda-se colocar um pedaço de pano fino ou retalho de malha sobre a imagem, para proteger ainda mais a estampa, contra possíveis manchas ou marcas indesejadas.

0 comentário

Comments


bottom of page