Camisetas, uniformes, crachás e acessórios personalizados com o logo da empresa ou aquela estampa desejada são sempre essenciais para as empresas ou para as pessoas que querem ter um look único. Mas com o passar do tempo, ou às vezes em pouco tempo, o desenho aplicado se deforma, desbota, apaga e fica irreconhecível, comprometendo o uso da peça.
E por que isso acontece? Porque muitas vezes o processo de impressão aplicado não foi o ideal para o tecido.
Nesse artigo você vai conhecer as técnicas de serigrafia e sublimação e estará apto a escolher o melhor tipo de acabamento para suas peças.
Serigrafia e sublimação: conheça as técnicas, diferenças, vantagens e desvantagens
Antes de falarmos sobre as técnicas de impressão de estampas, é preciso dizer que em geral não há uma técnica melhor ou mais indicada do que a outra.
A indicação de escolha entre serigrafia ou sublimação irá depender do tipo de arte a ser aplicada, material, objetivo e quantidade, entre outros fatores.
Serigrafia
A técnica de serigrafia também é conhecida como silk screen, ou apenas silk.
Nessa técnica são utilizadas telas vazadas na área da estampa para a gravação no tecido. Cada cor a ser impressa requer uma tela diferente, portanto quanto mais cores na arte da estampa, mais telas serão necessárias. Hoje as telas são feitas de poliéster ou nylon, porém quando a técnica foi criada, as telas eram de seda, e daí surgiu o nome serigrafia. Nesse formato de impressão são utilizadas tintas à base de água.
A peça a ser estampada é colocada de forma esticada sobre uma superfície reta e idealmente térmica, acelerando assim o processo de secagem.
O profissional então “veste” a peça sobre a superfície e aplica tela a tela, alinhando a estampa. A cada tela que vai sendo aplicada, o desenho vai ganhando mais cores, forma e vida.
As principais vantagens da serigrafia são:
Capacidade de aplicação em diversos tipo de tecido como poliéster, algodão e viscose, entre outros;
O material apresenta alta qualidade e resistência;
Possibilita impressão em cores não comuns como tons metalizados ou neon;
A técnica pode ser aplicada em outros materiais além de tecidos, como papel, borracha, madeira e vidros;
Quanto maior a quantidade de peças a serem produzidas, mais barato fica o valor;
Possibilita a impressão em tecidos de qualquer cor;
Possibilita a produção da cor de tinta branca, ideal para aplicação em tecidos coloridos ou escuros.
As principais desvantagens da serigrafia são:
Alto custo para produção em pequena escala;
Processo mais demorado;
Por requerer uma tela para cada cor, a serigrafia não é indicada para estampas com muitas cores;
Qualidade de cores inferior em relação às da sublimação.
Sublimação
Diferente da serigrafia que forma a estampa através das diversas telas que vão sendo aplicadas cor a cor, o processo de sublimação consiste em “transferir” a estampa para o tecido. A estampa é impressa por uma impressora em um papel específico com o uso da tinta sublimática. Essa tinta passa do estado sólido para o gasoso, possibilitando a marcação no tecido. Imagem e tecido são prensados juntos em alta temperatura, e esse processo faz com que o pigmento penetre na fibra do tecido, formando então a estampa. Desse processo de marcação da estampa é que surge o nome sublimação para essa técnica.
As principais vantagens da sublimação são:
Excelente custo-benefício mesmo para poucas quantidades;
Garante impressão com riqueza de detalhes;
Processo mais rápido que a serigrafia;
Impressões resistentes à água, deformações e temperaturas, se tornando ideal para a confecção de crachás e cordões.
As principais desvantagens da sublimação são:
O tecido a ser estampado deve ter no máximo 80% de poliéster em sua composição;
Os tecidos a serem estampados devem ser de cores claras;
Não possibilita a impressão de tinta na cor branca;
Não possibilita a impressão com tintas especiais como as metalizadas.
Como escolher a melhor técnica de impressão
Para escolher o melhor processo de impressão, é necessário avaliar as principais vantagens e desvantagens de cada formato. Mas lembrando que ambas apresentam ótimos resultados quando aplicadas corretamente.
Para facilitar a escolha, aqui vai uma lista para ajudar na decisão da técnica mais indicada para sua necessidade:
Defina o material a ser estampado e sua composição. Verifique o tipo de tecido e cor. Isso facilitará sua escolha, pois no processo de sublimação não é possível a impressão em todos os tipos de tecido, nem cores brancas e especiais.
Defina a quantidade de peças a serem estampadas. No processo de serigrafia, o custo-benefício fica descompensado quando a produção é para baixa escala.
Avalie a arte que será estampada. Quando o assunto é impressão, nada mais frustrante do que a arte sair desfocada, deformada, sem definição ou em baixa qualidade. Isso compromete totalmente o resultado final e o visual do material. A técnica de sublimação garante maior riqueza na impressão dos detalhes.
Durabilidade da peça. Alguns materiais possuem curta duração de utilização como cordões de crachá para eventos, que dificilmente serão utilizados após aqueles dias. Já uma camiseta, precisa ter uma estampa mais durável, pois será usada muito mais vezes, assim como passará por lavagens mais constantes.
Prazo de entrega. Por requerer diversas telas para a impressão de estampas coloridas, o processo de serigrafia se torna mais demorado quando comparado ao de sublimação. Portanto, atente-se ao tipo de arte a ser impressa e o prazo que precisa receber o material impresso.
Conclusão
Serigrafia e sublimação são processos que garantem impressões em diversos materiais, cada técnica garantindo melhor performance e resultados conforme o tipo de material e cores a serem aplicadas.
Na hora de escolher, considere o tecido, a arte, as cores, a demanda e o prazo de entrega. Esses são fatores que facilitarão sua escolha na hora de decidir a técnica de impressão que será feita.
Independente da técnica de sua escolha, a Malharia Tropical pode te atender. São mais de 70 anos personalizando diversos produtos para uso pessoal e industrial. Conheça mais e faça seu orçamento acessando https://www.malhariatropical.com.br/.
תגובות