top of page

Conheça 4 técnicas incríveis para personalização de camisetas!


Pensando em fornecer um uniforme bacana para o dia a dia da sua equipe? Quer produzir um look personalizado para um evento e quem sabe até para uma campanha promocional? Ou então oferecer um brinde diferenciado e com a cara da sua empresa para os seus parceiros, fornecedores e principais clientes? Seja qual for a sua resposta, investir na personalização de camisetas pode ser uma ótima estratégia!


A boa notícia é que hoje em dia o mercado têxtil está pronto para oferecer diferentes tipos de tecido e múltiplas possibilidades de produção: com bordados ou impressão de imagens, com poucas ou diversas combinações de cores, além de logotipos, fotografias, ilustrações, frases e tudo o que a imaginação — ou o orçamento — permitir.


Para te ajudar a definir qual dessas opções é a melhor escolha para atender aos seus objetivos, vamos apresentar quatro técnicas de personalização de camisetas, além de compartilhar algumas dicas práticas e muito úteis que vão colaborar com a sua tomada de decisão. Continue a leitura para saber mais!


Confira 4 ótimas soluções para personalizar suas camisetas


Conforme apontamos logo na introdução deste artigo, atualmente as empresas podem contar com diversas possibilidades para produzir roupas que carreguem não apenas a sua marca, mas outras imagens e informações que sejam relevantes para a companhia. E neste tópico, você vai conhecer quatro dessas opções de personalização!


1. DTG


DTG é a sigla utilizada para abreviar o termo direct to garment ou, em português, estamparia digital direta. Na prática, essa técnica consiste na utilização de uma grande impressora jato de tinta, que conta com uma tecnologia que permite a reprodução das artes escolhidas em alta resolução e diretamente no tecido das camisetas.


É uma opção extremamente versátil que assegura rapidez à produção e não apresenta limite de cores ou nuances para as imagens, atendendo com qualidade às demandas tanto das empresas que precisam de um pequeno volume de peças quanto daquelas que têm demandas maiores.


Por isso, aqui na Malharia Tropical priorizamos a rapidez e praticidade no atendimento, possuímos uma impressora DTG que atende produção em pequena, média e grande escala.

No entanto, antes de optar por essa técnica é importante destacar: para que a impressão DTG corresponda às expectativas e tenha uma boa durabilidade, é recomendado que os tecidos das camisetas sejam 100% algodão.


2. Transfer


Como o próprio nome da técnica já indica, o transfer nada mais é do que a transferência de uma imagem reproduzida em papel para o tecido da camiseta. É um procedimento simples, muito prático e bastante indicado para a impressão de imagens mais complexas ou com riqueza de detalhes, mas para que o resultado saia como planejado, é importante seguir algumas etapas:

  • Primeiramente, a imagem deve ser reproduzida digitalmente em alta resolução com o suporte de um software de edição;

  • A seguir, o desenho ou grafismo escolhido deve ser impresso com tinta solvente em um papel específico para o transfer;

  • Na sequência, esse mesmo papel é colocado em uma prensa ou em uma prancha térmica previamente aquecida;

  • Por fim, quando essa peça em alta temperatura for pressionada contra o tecido, o desenho é transferido para a camiseta.

É uma boa técnica para empresas que precisam produzir um volume reduzido de peças e em um espaço curto de tempo.


3. Silk screen


Também conhecida como serigrafia, a técnica de silk screen é, provavelmente, uma das mais conhecidas e utilizadas tanto pelos fabricantes de uniformes quanto pelos fornecedores de brindes.


Nesse processo, são utilizadas tintas à base de água que são aplicadas diretamente sobre telas de nylon ou poliéster que são confeccionadas com microfuros para que a estampa seja devidamente transferida para o tecido.


Quando comparamos essa opção a outros métodos de personalização, o diferencial é que cada tela deve ser composta por apenas uma cor. Por isso, mesmo que essas bases possam ser reaproveitadas, para obter um bom custo-benefício, é interessante que as empresas pensem em artes com até quatro cores.


4. Bordados


Os bordados são bastante utilizados por uma série de empresas para a confecção de seus uniformes, principalmente em camisas polo, assegurando uma excelente durabilidade à aplicação e trazendo um ar de elegância que valoriza a peça.


Até pouco tempo, o processo era realizado manualmente, mas hoje os fornecedores já contam com o suporte da tecnologia para acelerar a produção. Assim, a arte é desenhada em um software específico e, a partir daí, a máquina faz a aplicação do bordado nas peças. Além disso, é possível utilizar linhas com cores diferenciadas para que o logotipo ou o grafismo escolhido seja reproduzido mais fielmente.


Mas com tantas possibilidades, como saber qual das opções atende melhor aos seus objetivos? É justamente sobre isso que vamos falar no tópico a seguir. Acompanhe!


Saiba como escolher a técnica de personalização de camisetas mais indicada para sua empresa


Antes de definir uma técnica de personalização, é importante avaliar quais são as necessidades mais específicas da sua empresa. Para isso, uma boa dica é considerar algumas questões básicas, como:

  • Qual é o orçamento disponível para a produção das camisetas;

  • Qual deve ser o melhor prazo para a entrega dos pedidos;

  • Quantas camisetas serão necessárias e se haverá a necessidade de reimpressão;

  • As peças serão padronizadas ou personalizadas;

  • Qual será o modelo ideal: clássica ou polo, com gola careca ou gola “V”, com ou sem bolsos;

  • Qual será o tipo de malha ou tecido utilizado;

  • Como será a arte utilizada, assim como a localização e tamanho da imagem.

A partir daí será possível entender qual é o tipo de impressão mais indicado para que o fornecedor contratado possa atender às exigências da empresa, oferecendo opções com um bom custo-benefício e um alto nível de qualidade.


Por fim, é importante ter em mente que essas peças podem se tornar tanto uma excelente vitrine de divulgação para a sua marca quanto uma forma de despertar o sentimento de pertencimento e integração de suas equipes e, justamente por isso, merecem uma atenção especial.


Se você também acredita que a personalização de camisetas pode ser uma estratégia relevante para o seu negócio e tem interesse em conferir outros conteúdos como este, continue aqui no nosso blog!


Mas caso queira conhecer um pouco mais sobre nossas soluções e outras formas de personalização, acesse nosso site com os tipos de técnicas que produzimos aqui na Malharia Tropical.


0 comentário
bottom of page