top of page

Bordados em camisetas: a técnica que nunca sai de moda

Quando falamos em bordado, para muitas pessoas pode remeter a coisas antigas, como itens feitos à mão pelas avós e personalizados com nomes e estampas em toalhas, itens de bebê e acessórios de cozinha, como pano de prato, aventais e luvas, por exemplo.

Mas apesar de ser uma técnica milenar, o bordado sobrevive em alta até hoje graças a sua reinvenção, que continua ganhando novas tecnologias, gerando peças como camisetas customizadas de forma única.

O início da técnica de bordado em camisetas

O bordado consiste na aplicação de tramas que formam traços e desenhos em alto relevo, sejam feitos à mão ou por máquinas.

A origem da técnica é muito antiga, da qual não se pode afirmar nem o ano nem o local exato de seu surgimento. Pesquisadores chegaram a encontrar fósseis de mais de 2 milhões de anos atrás, cobertos com peças adornadas, as quais foram consideradas como os primórdios do bordado.

O surgimento do bordado está relacionado ao da costura, que nasceu como forma de adaptar ao corpo as peles de animais que eram usadas como proteção contra o frio. As agulhas eram feitas de ossos e as linhas eram compostas por fibras vegetais ou partes internas de animais, como o intestino.

O Egito conta com registros de bordados feitos à mão durante a Idade do Bronze, período que abrange de 3.000 a 1.200 antes de Cristo. Já no final do século XIX, com a evolução do maquinário industrial, os bordados começaram a ser feitos à máquina, possibilitando o escalonamento da produção.

Já no Brasil, os registros das primeiras fábricas com máquinas de bordado são de 1880, em Santa Catarina.


O avanço da técnica de bordado para segmentos diversos

Com cada vez mais possibilidades e evolução das técnicas de bordado, pessoas que precisavam customizar suas peças e empresas com necessidade de padronização de camisetas e uniformes, viram nessa técnica a solução ideal.

Para os bordados manuais, diversas revistas disponíveis por preços acessíveis em bancas de jornal com moldes diversos e temáticos se popularizaram por todo o país. Já no que diz respeito ao bordado por maquinário, estes ganharam os quiosques de shoppings com ofertas de diversas estampas e materiais para serem personalizados em poucos minutos através de moldes prontos, ou ainda com o envio da imagem pelo cliente.

Emblemas e criações únicas feitas por designers também possuem grande procura para aplicação em bordado em camisetas.



Processo do bordado e personalização de camisetas e uniformes

Para se obter uma peça estilizada com um desenho bordado, o processo segue os seguintes passos:

1. Escolha da arte. O primeiro passo é a escolha do desenho ou estampa que será bordada na camiseta ou outro material. Para bordados, escolha desenhos com a maior resolução possível. Nessa técnica não é indicado o uso de fotos, pois pela densidade da imagem, a máquina não reproduz com exatidão o desenho, que em fotos possui maior grau de detalhes e elementos, se tornando complexa para o bordado.


2. Preparação da arte. Após a escolha, é necessário transformar a arte em vetor, que dará leitura para a máquina realizar o bordado, formando o desenho. Esse processo é realizado pelo próprio maquinário.


3. Escolha do tecido. Em geral, os bordados podem ser aplicados em diversos tipos de tecido, inclusive mais delicados como a seda. Porém é recomendado conversar com o profissional para ter certeza de que a peça ficará com bom acabamento.

4. Defina o tamanho, a quantidade e o acabamento. Uma vez que o desenho foi vetorizado, todas as peças serão feitas a partir dessa matriz, facilitando e barateando a confecção das demais peças. Hoje muitas máquinas possibilitam o acabamento com elementos como lantejoula e pedraria, entre outros. É preciso também definir o tamanho do bordado, pois isso impactará diretamente no orçamento. Uma ótima opção para empresas é a aplicação do logo somente na parte da frente, no canto esquerdo, no bolso ou na manga da camiseta do uniforme. Escolha um tamanho de bordado que dê leitura da marca.


No processo de bordado, é necessário que a linha utilizada seja de poliéster ou material específico para essa técnica.

Como a imagem é formada ponto a ponto, desenhos maiores ou grandes quantidades de peças podem levar alguns dias para ficarem prontas. Por isso, atente-se ao prazo de entrega do material final e faça seu orçamento com antecedência.


3 motivos para escolher a técnica de bordado em suas camisetas personalizadas


Se você ainda está em dúvida sobre personalizar suas peças com bordado, aqui vão 3 bons motivos para você:

1.Acabamento em alto relevo, conferindo elegância e maior riqueza de detalhes para suas peças;

2. Possibilidade de aplicação em diversos tecidos e peças como cortinas, toalhas, lençóis, camisetas, calças, bonés, jalecos, casacos, jaquetas e blusas, entre outros;

3.Uso de diversas cores, possibilitando a reprodução de forma mais fiel da arte a ser aplicada.

Como você viu nesse artigo, a técnica do bordado traz diversas possibilidades e um resultado elegante para as peças, além de poder ser reproduzido em vários tipos de tecidos, mantendo a riqueza dos detalhes do desenho ou logo da empresa a ser aplicado.

Mesmo sendo uma técnica iniciada há muitos séculos, o bordado foi se reinventando e ganhando inúmeros capítulos ao longo de sua história, bem como avançando com o uso da tecnologia para práticas de uso comercial em maior escala.

Hoje existem empresas especializadas na personalização de diversas peças através do bordado em camisetas, uniformes e outros itens.


A Malharia Tropical está há mais de 70 anos no bairro do Bom Retiro em São Paulo/SP e conta com profissionais altamente qualificados para o bordado de logos e estampas.

Com a Malharia Tropical você nem precisa se preocupar em levar o material, pois aqui você encontra diversos itens como camisetas, aventais, bonés, abadás, ecobags e acessórios prontos para serem personalizados.

Fale com nossa equipe especializada e conheça mais sobre nós e como podemos te auxiliar na personalização de seus itens. Acesse www.malhariatropical.com.br, preencha seu cadastro e nossa equipe entrará em contato com você.


0 comentário

Comments


bottom of page