top of page

Manual prático para conservação das suas roupas

Para entender de vez as recomendações das etiquetas!


Você sabia que o modo como lava, seca, passa e guarda suas roupas interfere diretamente na durabilidade delas? Além de explicar o que significam aqueles benditos símbolos das etiquetas, preparamos um lista de cuidados que fazem suas peças parecerem novas por mais tempo!

Dica: no final do artigo preparamos um consolidado com a simbologia das etiquetas.

LAVAGEM

Toda vez que este desenho de uma bacia com água aparecer, quer dizer que a instrução é referente a limpeza da peça envolvendo água. As variações deste símbolo indicam as particularidades dos tipos de lavagem. Sempre que houver um X sobre o desenho, significa que o processo não é recomendado. Caso haja o desenho da bacia com uma mãozinha, deve ser lavado à mão. Quando surge com um traço embaixo, significa o modo de lavagem da máquina deve ser com centrifugação suave e quando aparece com dois traços embaixo, deve-se programar o ciclo para o modo mais delicado possível. Pode ser que apareça também a bacia com algum número dentro, isso mostra a temperatura máxima que o tecido suporta.


ALVEJAMENTO

Quem nunca manchou uma roupa com água sanitária? O triângulo envolve as informações sobre alvejamento da peça. Seguindo a mesma lógica da lavagem, quando aparece com o X, quer dizer que o cloro, água sanitária ou qualquer tipo de produto alvejante danificam sua roupa e, portanto, não deve ser utilizado. Se informado com dois tracinhos, o uso de alvejantes com cloro está liberado. Se aparece sem nada, fique à vontade para alvejar suas roupas.

SECAGEM

Quando se trata de secar a roupa, o processo pode ser feito de maneira natural ou à máquina. Essa é a parte do processo de higienização da roupa com mais particularidades. Você sabia que existe um jeito correto de estender a roupa no varal? Peças de secagem natural que não podem ser torcidas são representadas por três riscos na vertical, enquanto as que não podem ser penduradas vem com um traço horizontal. Há também aquelas que devem ser secadas à sombra, é o desenho do quadrado com duas linhas diagonais. Para as que podem ser levadas à secadora, o quadrado vem com um círculo no interior e quantidade de bolinhas dentro do círculo remete à intensidade de temperatura de secagem.


PASSADORIA

Depois de entendida a lógica, as orientações de passadoria ficam simples de serem entendidas. Do mesmo modo que as demais, quando representado com o X por cima, significa que o processo é contra indicado. Entretanto, quando permitido passar, vale ficar atento à temperatura do ferro. Como no processo de secagem, quanto mais bolinhas, mais alta é a temperatura que a peça suporta sem ser danificada.

LIMPEZA PROFISSIONAL

Para peças de tecidos especiais e para limpezas mais pesadas geralmente é recomendado que a higienização seja feita por profissionais. A limpeza nas lavanderias podem ser de três tipos:

  • F - limpeza profissional

  • P - limpeza a seco profissional

  • W - limpeza a úmido profissional

Nos três casos é possível que seja indicado a intensidade dessas lavagens: normal ou suave, com um ou dois traços sob a bolinha respectivamente.

DICAS EXTRAS


Além de todas essas informações que as etiquetas trazem, separamos outras dicas para você conservar da melhor maneira possível suas roupas:


  1. Cuidado com a quantidade de sabão! A máquina não consegue retirar o sabão em excesso durante o processo de enxágue, isso pode deixar suas peças mais duras e ásperas, além de amarelar as mais claras.

  2. Separe suas roupas por cor na hora de lavar. Roupas coloridas podem soltar tinta e manchar peças mais claras. Além disso, algumas peças mais claras soltam pelos e fibras que dão aspecto de sujo às mais escuras.

  3. Utilize saquinhos de proteção para lavagem de peças mais delicadas. Pra você que não tem, fique tranquilo, utilize uma fronha como quebra galho!

  4. Faça a manutenção da sua máquina conforme indicação do fabricante. Todas as máquina tem um filtro que deve ser retirado para higienização de tempos em tempos. Também é recomendado lavar sua máquina regularmente com um ciclo longo e nível alto de água.

  5. Limpeza x Mau Cheiro. Para evitar ácaros e mau cheiro, as roupas devem ser guardadas no armário sempre limpas. Especialmente aquelas roupas de inverno que ficam tempos fechadas.

  6. Deixe os sapatos respirarem um pouco. Os sapatos devem ser guardados depois de quatro horas de retirados dos pés. O motivo disso é para que a umidade do suor seque e não fique embolorando fechado dentro da sapateira.

  7. Muita sujeira? Água fria antes! Se sua roupa estiver muito suja, mesmo que a etiqueta recomende altas temperaturas, prefira lavá-la antes com água fria para retirar o excesso. Se colocada direto na lavagem quente, o calor irá cozinhar a sujeira e incorporá-la mais a fibra do tecido.

Se ainda sim parece confuso, preparamos um guia prático para você tirar suas dúvidas!



Texto por: Laís Sinicio

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page